
Domingo - Dia ensolarado, choveu durante a noite mas o tempo resolveu dar uma de bonzinho e mostrar o sol só pra gente se despedir da Inglaterra com uma imagem mais luminosa.
As salas são mantidas como eram originalmente e as mais recentes têm uma exposição cujo tema é uma 'tertulia' familiar, um chá real, com estátuas de cera do Museu Madame Trussaud de Londres, representando os convidados dessa festa que aconteceu no século XIX. Entre eles, Wiston Churchill com uns 25 aninhos de idade. Pra quem não sabe, ele foi primeiro ministro e importante personagem na negociação do término da II Grande Guerra em 1945. Bom, a coisa é muito linda. As estátuas parecem pessoas de verdade e os ambientes estão como no dia em que a tal festa aconteceu. Os funcionários do museu estão vestidos a caráter, com as roupas da época, e ficam parados pra confundir a gente. Eu tomei vários sustos com o mordomo e a camareira (que deviam ser vigias tomando conta do museu). Ele apareceu enquanto eu estava me deliciando em uma sala de música, onde havia uma estátua de uma cantora, um pianista acompanhando-a e duas 'ladies' sentadas nos em cada um dos sofás da sala. Parecia que EU é que era o fantasma, espiando a vida deles. Tava lá eu, embevecida com a cena, no mundo da lua, me aparece o mordomo perguntando se eu queria alguma informação. Caraca, meu! Vai assustar o falecido não eu! Eu disse: Não obrigada, estava só curtindo a atmosfera (em inglês, claro!) aí ele me explicou uns detalhes da sala, agradeci e me mandei pra próxima sala. Você segue o roteiro como se estivesse vendo os bastidores da preparação da tal festa, os convidados se arrumando nos quartos. Tudo perfeito!
Eu disse pro Ian que quando o museu fecha, com certeza aquelas estátuas voltam a se movimentar refazendo todos os preparativos daquela festa. Todas as noites! Eu, hein?!?!? Vai ter fantasma assim, só lá na Inglaterra!
Esse castelo fica ao sul de Brewood, onde estamos, perto da cidade de Strattford-Upon-Avon... Pros desavisados é a cidade onde viveu William Shakespeare. Pena que saimos muito tarde do castelo e escureceu logo e nao pudemos ir ate la. Mas só a visita do castelo valeu e muuuuuito! Maravilhosoooooo!!!
Adivinha, ninguém quis ficar em casa!!! Quentinho, tá tãaaao baum! Mas tem que sair mesmo!?!?!? Então toca fazer todo o processo de camadas de roupas, descrito anteriormente. Desta vez me avisaram pra colocar botas de barro... Huh? Barro? Frio? Ai, ai, ai!
Fomos para um parque chamado Cannock Chase. Entra pra ver: http://www.cannock-chase.co.uk/
Lugar muito lindo e que no verão deve ser ainda melhor! Florestas (mais ou menos 55 km2) e eles têm alces lá (não vi nenhum, deviam estar escondidos com frio! hheheh). Mas nos concentramos na trilha principal (que já era bem longa!). Você vai caminhando e vê esculturas feitas nos troncos das árvores que cairam, ou que tiveram que ser serradas por motivo de doença. Muito interessante! Eles me diziam, você tem que vir aqui no verão, você veio na época errada. Tá, eu sei, mas ou seria agora ou nunca! Tinha que ser em Dezembro, e pronto! Mas ninguém lá entende. Depois da caminhada, um cafézinho quentinho no restaurante do parque e vamos em frente que tem mais coisa pra ver.
Fomos depois para outra cidadezinha: Bridgnorth. A foto que vocês estão vendo é como é no verão. Depois vocês vão no nosso album do Flicker e vejam como é no inverno. Essa região é cheia dessas cidadezinhas medievais que ainda conservam um pouco do seu formato original. Essa tem o centro antigo, subindo a ladeira. Muitas portinhas, minúsculas, casas bem baixinhas. O centro comercial bem no alto da colina, a gente anda bem até chegar lá. E adivinha? Friooooooooo para caraca!
Deu vontade de fazer um xi bem quando chegamos à igreja. E igreja tem banheiro? Não as medievais! Toca correr (não, não corre não, que não vai dar!)... Mas trata de andar rápido sem balançar muito, até o Pub mais próximo e achar um banheiro, PELO AMOR DE DEUS!!! E rápido pra se desvencilhar do monte de camadas de roupas até.... E... ô alívio!!!!
Paramos um pouco no pub pra nos aquecermos. Não bebi nada pois não queria mais correr o mesmo risco cinco minutos depois. Acho que estava abaixo de zero lá. Meus pés doíam muito! eu já não queria ver nem fotografar mais nada de tanto frio!
Voltamos pra casa quentinha em Brewood.
E eu fui dormir cedo nesse dia, desabada de tanta canseira do frio!
Bj
M
Terça-feira - Nublado, mas ainda friooooo!
Greg vai pra casa em Lincoln, vamos levá-lo à estação de trem. Depois me prometeram um dia mais light que os anteriores. Poderiamos fazer compras! OBAAAAA!
Então, vamos lá, despachar o meu enteado pra casa. Ele é boa gente, mas de pouca conversa, tímido e reservado. Só consegui puxar papo com ele sobre os meus estudos de Tarô. Ele mencionou alguma coisa naquela noite em Birmingham sobre ter lido um lido sobre Astrologia, aí na viagem a Cambridge aproveitei o gancho pra puxar assunto. Depois disso, conseguimos ir adiante muito pouco. Pelo menos ele gostou dos pratos brasileiros que preparei na casa da Jill. Fiz sucesso! Todo mundo gostou!
Depois da sessão de despedidas na estação de trens, vamos às compras em Wolverhampton (a maior cidade próxima da vila onde estávamos). Quer ver mais, clique: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wolverhampton
Comprar um Duvet (tipo acolchoado, mas de penas de ganso) que eles usam aqui em vez de lençol e cobertor. Uma maravilha! Você usa o tal do duvet com uma capa que é removível e lavável. Não tem que mandar lavar o edredom, mais inteligente, né? Oi, nóis, dâmmmmm! A gente manda lavar o edredom! dâmmmmm! O que nós compramos um mais apropriado pro nosso clima, pois os duvets mais grossos a gente nem ia conseguir usar mesmo em Atibaia!
Voltamos pra casa e preparei um ensopado de peixe pra Jill e pro Geraint experimentarem uma comida baiana mais 'light'. Apesar de eles amarem pimenta e curry de montão. Mas eu já não estava aguentando tanto tempero indiano (nem o meu estomago e o meu 'terminalzinho', tampoco!). Apesar de haver sido preparado no forno (ela não tinha panela grande pra fazer ensopado normal, entende). Tivemos que usar uma assadeira e botar no forno. Mas ficou bom, diferente do original, mas bom!
Ah, lá tem uma coisa interessante. Eles não almoçam refeição pesada, só sanduiches e besteirinhas. A refeição principal é o 'tea' (ou seja, jantar) que é quando o pessoal manda ver! Rapaz, você não consegue dormir depois de tanto comer! Pelo menos, eu não!
E amanhã, o que teremos?
bjs
M